São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Mais um aqui"

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Você ouve os tiros incontáveis e o repórter, no caso também o câmera, corre ofegante. "E agora a polícia começa a atirar ali."
Várias pessoas aos gritos, umas em fuga, outras se escondendo. "A polícia abre fogo contra os moradores. O pessoal está bastante assustado aqui, correndo."
A poucos metros da câmera, um corpo cai. O repórter vê e corre até lá. "Que que houve aqui, olha só. O rapaz está baleado aqui."
O olhar do rapaz já era de um morto, no chão.
A frieza com que o repórter-cinegrafista Aldo Quiroga, da Cultura, narrou a nova operação da Polícia Militar de Mário Covas alargou o choque das imagens.
O jovem câmera não mostrou medo, enquanto os corpos iam caindo à sua volta. "Ali tem outra pessoa caída." Corre até lá. "Tem outra pessoa caída aqui."
No caminho, registra alguém gritando, em desespero, no tiroteio: "Este é o governo do Brasil. É isso o que eles fazem com o povo."
E Aldo Quiroga, seguindo frio. "Olha só o que aconteceu aqui. A situação é bastante dramática. Olha só, essas pessoas estão sem socorro. Estão desacordados aqui."
Vai andando. "Mais uma pessoa aqui, baleada." Uma mulher se joga sobre o corpo e o câmera mostra alguma emoção, afinal. "Nossa", diz, em tom de angústia.
Acaba ali a cena, em tempo real, do campo de batalha.
*
Não bastava o governador negar-se a ver os policiais armados, mesmo diante das imagens da Cultura. Também falou um coronel da PM, supervisor da ação:
- Segundo os oficiais de justiça, eles foram recebidos a pauladas, pedradas etc...
Depois de uma pausa:
- E com disparos de armas.
No fim, acrescentou:
- Os policiais... está na hora do almoço, eles também são seres humanos...

Texto Anterior: Emenda deve ser votada hoje no Senado
Próximo Texto: Senado deixa Pitta adiar os resgates
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.