São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
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Como deve ser a Operação Rodízio 97

- O que já está definido
. Abrangência
Dez municípios da região metropolitana de São Paulo (São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Santo André, Diadema, Osasco, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Taboão da Serra e Mauá, além da capital)
. Período
De 16 de junho ao final de agosto (podendo ser prorrogado até o final de setembro)
. Esquema da restrição
A cada dia 20% da frota ficará proibida de circular. O governo estuda a possibilidade de fazer um revezamento semanal de placas. Assim, na primeira semana, não circulam às segundas-feiras carros com final de placa 1 e 2, na terça-feira carros com final de placa 3 e 4 e assim por diante. Na segunda semana, não circulam às segundas-feiras carros com final de placa 3 e 4, na terça, carros com final da placa 5 e 6 e assim por diante
. Participantes
A maioria dos caminhões será obrigada a participar do rodízio. Serão isentos: caminhões de feirantes, de produtos perecíveis e de material hospitalar, veículos de emergência (bombeiros, polícia, ambulâncias, etc), carros de imprensa e de serviços essenciais (como lixeiros)
. Quem vai fiscalizar
A Secretaria do Meio Ambiente vai contratar cerca de 400 pessoas para fiscalizar e autuar os motoristas infratores, principalmente na capital. Os outros nove municípios devem participar da fiscalização (o governo quer fazer convênios para dividir os recursos obtidos com a arrecadação das multas)
. Validade
A emenda do deputado Clóvis Volpi (PSDB), que prevê a realização do rodízio apenas para 97 e 98, será incorporada so projeto de lei que institui o rodízio

- O que ainda será definido
. Penalidade
O mais provável é que a multa (que dobra na reincidência) seja de R$ 111,02, mas há a possibilidade de ser reduzida para R$ 100. A emenda do PT que prevê apenas advertência na primeira infração não deve ser aprovada
. Marronzinhos
O prefeito de São Paulo, Celso Pitta, ainda não confirmou a participação dos cerca de 900 marronzinhos na aplicação das multas do rodízio, mas adiantou que a prefeitura deve auxiliar de outras formas na realização do programa
. Participantes 2
A Secretaria do Meio Ambiente estuda a possibilidade de transformar as marginais Tietê e Pinheiros em corredores livres de tráfego para carros e caminhões de outros estados durante o rodízio

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente e Assembléia Legislativa de São Paulo

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