São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lançamentos são regionalizados

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A ainda incipiente descentralização da produção de cinema no Brasil está tendo reflexos também nos modos de distribuição e lançamento dos filmes.
Alguns títulos, como "Corisco e Dadá", "O Cangaceiro" e "Buena Sorte", já foram lançados nas regiões em que foram feitos e ainda não chegaram aos cinemas de São Paulo.
O caso mais original é o do lançamento de "Buena Sorte". O longa-metragem de Tania Lamarca, rodado nas regiões agropecuárias de Barretos (SP) e Uberaba (MG), está sendo lançado aos poucos em cidades do interior, de acordo com um intenso programa de divulgação local.
Desde que estreou, no último dia 5, em Uberaba, já passou em Uberlândia (MG), Barretos e São José do Rio Preto (SP). Dia 23 estréia em Goiânia (GO) e Brasília (DF), e dia 28 em Ribeirão Preto (SP). Só no dia 6 de junho deve chegar a São Paulo.
O astro de "Buena Sorte", Marcos Palmeira, está presente em todas as pré-estréias. A chegada do filme de Tania Lamarca a cada cidade costuma ser divulgada com cavalgada, banda de música, entrevista no rádio etc.
"O circo chegou", afirma a diretora, resumindo o espírito da coisa. "A resposta está sendo maravilhosa. Estamos conquistando um público que estava perdido para o cinema nacional. Essa garotada do interior faz o quê? Toma cerveja no bar, vai a bailão. Cinema neles", diz ela.
O filme "O Cangaceiro", que também chega em 6 de junho a São Paulo e Rio de Janeiro, já foi exibido na maioria das capitais do Nordeste.
"Só em Recife, tivemos 7.000 espectadores na primeira semana, no cine São Luiz. Estamos fazendo uma média de três semanas em cada cidade", diz Massaini.
'O Sertão das Memórias'
Depois de premiado em festivais europeus e americanos, "O Sertão das Memórias", de José Araújo, terá sua pré-estréia nacional em Fortaleza (CE), dia 7 de junho, dentro do Festival do Ceará. Os paulistanos vão ter que esperar até julho.
"Os Matadores", de Beto Brant, deve estrear em São Paulo em agosto. "Crede-mi", "Corisco e Dadá" e "Baile Perfumado" ainda não têm data de estréia na cidade.

Texto Anterior: Filmar no interior é mais barato
Próximo Texto: Tom Zé faz passeio pelo tropicalismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.