São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lacroix chega ao Brasil para exposição

JACKSON ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O estilista francês Christian Lacroix, 46, desembarcou ontem em São Paulo, às 6h da manhã, em vôo direto da capital francesa.
O estilista vem ao Brasil a convite da Faap, para ministrar aula, realizar desfile de suas coleções de alta-costura, prêt-à-porter e jeans e inaugurar exposição sobre seu processo criativo.
Durante a manhã de ontem, Lacroix descansou no hotel Sheraton, onde está hospedado. Às 13h, encontraria a diretoria da Faap em almoço fechado na Casa Rosada.
No final da tarde, encontraria a diretora de teatro Bia Lessa no Museu de Arte Brasileira, para discussão dos últimos detalhes da montagem da exposição "Da Inspiração à Finalização de uma Roupa de Alta-Costura".
Bia Lessa é a responsável pela concepção e montagem da exposição, que tem como ponto de partida o som ambiente do ateliê de Christian Lacroix, em Paris.
"Tudo partiu do barulho da construção dos vestidos", diz Bia Lessa. "O barulho dos tecidos, da máquina de costura, do telefone, do rádio, da rua."
Esse material gravado no ateliê do estilista é a trilha sonora do primeiro ambiente da exposição, reservado à "Inspiração".
No chão, Bia Lessa usa inspiração popular e reproduz tapetes de serragem coloridos usados em procissão. "São 30 tapetes reproduzindo fragmentos dos tecidos usados na coleção."
No espaço reservado à "Criação", a diretora instalou 120 colunas, o que ela chama de "floresta de colunas", de forma que o espectador tenha que procurar os vestidos.
Nos vestidos, foram instaladas pequenas caixas de som, com uma música diferente para cada roupa. "De Cartola a Strauss, são músicas bem desconhecidas, a não ser 'Je T'aime', cantada pela Brigitte Bardot, que revela o universo feminino que a roupa de alta-costura tem", diz.

Texto Anterior: Espetáculos são baseados em pinturas
Próximo Texto: Curitiba sedia feira internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.