São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nasce outro supercomputador

DA REDAÇÃO

O computador RS/6.000 SP, que é o núcleo do Deep Blue, já está sendo usado pela rede de lojas de departamento ShopKo, dos EUA.
O computador peneira os dados provenientes das vendas de 125 lojas, com mais de 300 mil itens em estoque, para tentar estabelecer padrões de consumo e, assim, facilitar a tomada de decisões sobre campanhas, promoções, organização de produtos na loja etc.
A máquina pode responder a perguntas bem específicas, como quando lenços de papel cor-de-rosa são mais vendidos.
Ela é rápida, mas a IBM está construindo um sistema ainda mais poderoso -segundo a empresa, o mais veloz do mundo, que estará pronto no ano que vem, custando US$ 93 milhões.
Será capaz de realizar 1 trilhão de cálculos por segundo. Isso é conta que não acaba mais. Se você fizesse um cálculo por segundo, levaria mais de 31 mil anos para realizar 1 trilhão de operações.
Ele será empregado pelo Departamento de Estado norte-americano em um projeto para manter e administrar com segurança o estoque de dispositivos nucleares existentes nos Estados Unidos.
Para fazer isso, serão feitas simulações tridimensionais também empregadas em outras áreas.
A geológica, por exemplo. A Petroleum Geo-Services usa o supercomputador para acelerar a análise de dados sísmicos e orientar empresas de pesquisa sobre possíveis localizações de reservas de petróleo ou gás.

Texto Anterior: Momentos marcantes
Próximo Texto: Conheça a máquina por dentro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.