São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabo entrou na missão como voluntário

SÉRGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O cabo Aladarque Cândido dos Santos, 28, estava em Angola na condição de enfermeiro e voluntário. Quando o Corpo de Fuzileiros Navais recrutava homens para a tropa de paz da ONU, ele se ofereceu e foi escolhido para a viagem.
Santos telefonou a última vez para casa na véspera de ser morto, conversando com a mulher e a filha mais velha. O cunhado Carlos Reis da Silva, 35, disse que o cabo estava entusiasmado com a possibilidade de ser promovido a sargento.
"Ele também disse que estava ansioso para voltar logo", disse Silva, que não reclamou da Marinha. Segundo ele, a família está sendo amparada pelos militares desde a morte do cabo.
O enterro está previsto para ocorrer amanhã de manhã, no cemitério Jardim da Saudade, em Edson Paz (Nova Iguaçu, a 20 km do Rio, na Baixada Fluminense).
Santos era lotado no 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Riachuelo), na Ilha do Governador (zona norte do Rio), desde 12 de fevereiro de 1990.
O cabo trabalhava na enfermaria do batalhão. Era um militar bastante conceituado na guarnição, disseram à Folha colegas que com ele conviveram nos últimos anos.
"Ele era muito querido pelo pessoal. Vai fazer falta", afirmou o comandante do Riachuelo, capitão-de-fragata Carlos Custódio França, designado pela Marinha para comunicar a morte à família.
Acompanhado de um capelão e de um médico, o comandante foi à casa onde o cabo vivia. Lá, relatou o acontecido à viúva, Adriana Reis da Silva dos Santos. O casal tem duas filhas pequenas: Amanda e Andressa da Silva dos Santos.
O cabo viajou para Angola em 31 de janeiro deste ano, e sua volta estava prevista para julho.

Texto Anterior: Jordânia prende e espanca jornalistas
Próximo Texto: Família de feridos quer notícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.