São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM divulga nota oficial para explicar a operação

"A Construtora Cappellano Ltda. e Múltipla Engenharia, através da Justiça, elaborou o procedimento para Reintegração de Posse e para isso solicitou reforço policial para executar o determinado pela Justiça, processo nº 1.990/97.
A Polícia Militar destacou: cem PMs do Comando de Policiamento de Área Metropolitano Quatro (Leste); 17 policiais militares do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho; e 22 PMs do 3º Batalhão de Polícia de Choque.
Por volta das 6h30 de hoje (anteontem), cumprindo requisição de força policial expedida pelo MM. juiz de direito da 3ª Vara Cível de Itaquera, deslocou-se até o local da reintegração.
Na Fazenda da Juta, os quatro oficiais de Justiça e PMs, comandados pelo ten. cel. PM João Izaias Boscatti, 51, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (Unidade da Área), foram recebidos a tiro e pedradas de forma agressiva pelos invasores. Nesse confronto, o ten. cel. Boscatti foi cercado pelos invasores e sua viatura depredada. Frente à violência praticada pelos invasores, o policiamento no local composto de efetivo do Regimento de Cavalaria, do Choque, e da Área reagiu à agressão.
Do confronto resultaram quatro vítimas, sendo três invasores e um policial militar. No Hospital Geral de São Mateus e no Pronto-Socorro Nardine, dois invasores vieram a falecer. Os dados referentes estão sendo averiguados e ainda foi detido o sr. Nelson da Silva Daniel, RG. 19.747.319. Além das vítimas acima restaram feridos 18 policiais militares que saíram contundidos e com escoriações em razão do confronto.
Diante da violência dos fatos, o comandante da operação, ten. cel. Boscatti, recuou o seu efetivo por volta das 9h, permanecendo no local.
O cel. PM Cauby Zimermann da Costa, 48, comandante do policiamento de Área Metropolitano Quatro, com oficiais de Justiça, se dirigiram ao Fórum de Itaquera aguardando a elaboração do Termo de Desobediência, bem como a decisão do dr. Antonio Carlos Ribeiro dos Santos, juiz de Direito da 3ª Vara Cível de Itaquera.
Foi concedido pelo MM juiz de Direito da 3ª Vara Cível de Itaquera, mandado de Busca e Apreensão de armas de fogo e outras eventuais armas no local e, sendo necessário, ordem de arrombamento, "tendo em conta as graves notícias, para garantir a segurança de todos (população e policiais)". Diante da situação no local da Reintegração de Posse, o policiamento permanecerá para dar cumprimento ao mandado acima referenciado sendo apoiado pelo Grupamento Área da Polícia Militar e uma viatura Centurion do Policiamento de Choque.

Divisão de Comunicação Social do Comando de Policiamento Metropolitano

Texto Anterior: Viúva afirma que voltaria a invadir
Próximo Texto: Comando da PM erra de novo no caso sem-teto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.