São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carro cai até 80%, diz presidente da Anfavea

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de carros novos caiu nos últimos dias em até 80% nas concessionárias. A afirmação é de Silvano Valentino, presidente da Anfavea, a entidade que reúne as montadoras.
"A situação é dramática. Ninguém mais compra carro", diz Valentino, que não forneceu o número de veículos vendidos no período.
O presidente da Anfavea não descarta eventual redução das metas de produção para os próximos meses, mas diz que ainda não há decisão tomada.
O alerta, segundo Valentino, foi dado pela rede de concessionárias sábado passado.
Desde segunda-feira Valentino tem mantido contato por telefone com dirigentes de todas as montadoras e diz que os fabricantes estão "assustados".
A queda nas vendas, segundo Valentino, atinge todas as marcas e fica entre 20% e 80%, dependendo da região.
Para Valentino, uma das causas da queda das vendas é o o aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6% para 15%, que deixou os automóveis até 6% mais caros.
Nicolau Kohn, diretor da Assobrav (rede Volks) e diretor da revenda Davox, de São Paulo, prevê que as vendas de maio em relação a abril devem ser 20% menores, por causa do aumento do IOF e do menor número de dias úteis.
(APF)

Texto Anterior: Lerner diz que decisão do Senado foi política
Próximo Texto: Novo IOF depende do tamanho do juro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.