São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Flamengo e Grêmio têm duelo final

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Depois do empate em 0 a 0 no estádio Olímpico, anteontem à noite, Flamengo e Grêmio voltam a se enfrentar hoje, às 21h30, no estádio do Maracanã, no Rio, com transmissão pela TV.
O jogo decide quem será o campeão da Copa do Brasil deste ano.
O título garante uma vaga na Taça Libertadores da América de 98, o torneio mais importante entre os clubes sul-americanos.
O Flamengo tem a vantagem de jogar no Rio de Janeiro, com o apoio de sua torcida.
O Grêmio conta com a possibilidade de fazer um gol fora de casa e garantir o título até mesmo se empatar, devido ao saldo qualificado.
Segundo a regra do saldo qualificado, um gol feito fora de casa vale mais do que um gol feito dentro de casa e serve como critério de desempate, se isso for necessário.
Se houver novo empate em 0 a 0 entre os dois finalistas, a decisão será por intermédio de cobranças de pênaltis.
Atual campeão brasileiro, o Grêmio disputa paralelamente fases decisivas em três competições: a Copa do Brasil, a Taça Libertadores da América e o Campeonato Gaúcho.
A média do time gaúcho é de três jogos por semana.
O Flamengo está mantendo suas atenções voltadas apenas para a Copa do Brasil.
Chegou a jogar com boa parte do time formado por reservas no clássico com o Fluminense, pelo Estadual do Rio, no último sábado. Perdeu por 2 a 0.
Vantagem
"Nós vamos tirar vantagem do fato de eles estarem desgastados. Os dois jogos finais em um prazo de 48 horas é ruim para nós, mas muito pior para o Grêmio", disse o meia Nélio, do Flamengo.
"Os gremistas estão envolvidos em mais competições e tiveram de correr mais porque ficaram com um jogador a menos no primeiro jogo", acrescentou o meia.
"Somos obrigados a jogar mais e nos desgastar mais do que os outros justamente porque estamos representando o Brasil. Fazemos por merecer isso", afirmou o atacante gremista Paulo Nunes.
"O juiz vem aqui no Olímpico e nos prejudica, expulsando o Dinho, poupando os jogadores do Flamengo de serem expulsos ao cometerem faltas violentas e invertendo tudo", queixou-se o atacante.
Paulo Nunes foi convocado ontem para a seleção brasileira que vai disputar um amistoso, o Torneio da França e a Copa América.
Desfalques
O Grêmio, que já jogou anteontem sem os titulares Goiano e Zé Alcino, não terá hoje o volante Dinho (expulso na primeira partida) e o atacante Dauri, reserva imediato de Zé Alcino.
A dupla de volantes da equipe gaúcha, no lugar de Dinho e Goiano, será formada por Otacílio e João Antônio. No ataque, entrará Rodrigo Gral. Dauri sentiu uma contusão no púbis na partida de anteontem.
O Flamengo terá o desfalque do zagueiro Júnior Baiano, que recebeu o terceiro cartão amarelo e, por isso, terá de cumprir suspensão automática.
No seu lugar, deverá ser escalado o ex-júnior Luís Alberto, 19, que jogou apenas uma partida entre os profissionais.
Tanto os atletas do Flamengo quanto os do Grêmio se diziam otimistas, depois do jogo de anteontem, para a levar o título.
Se o Flamengo for o campeão, será a sua segunda conquista da Copa do Brasil. A primeira vez foi em 1990.
Se for o Grêmio, o clube gaúcho terá o seu terceiro título da competição (já venceu em 1989 e 1994).
Com isso, assegurará a taça definitivamente em seus domínios.

NA TV - SBT e ESPN Brasil, às 21h30, ao vivo

Texto Anterior: Negrão desiste de 'ralar'
Próximo Texto: Jamir vê garra no Fla
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.