São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra sintetiza intervenção urbana

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Como transpor para espaços fechados obras criadas como intervenções urbanas? Essa é a pergunta que a mostra "Intervenções Urbanas", que será inaugurada hoje, às 20h, no Sesc Pompéia, pretende responder.
Organizada pelo filósofo e produtor cultural Nelson Brissac Peixoto, a mostra pretende-se uma retrospectiva dos projetos Arte/Cidade 1 e Arte/Cidade 2, realizados em 1994. "Os próprios artistas precisam ter idéia do que foi feito. Serve também como uma amarração conceitual do que será feito no futuro. A mostra serve ainda para preparar o olhar do público para o Arte/Cidade 3 e Brasmitte.", disse Brissac Peixoto.
O Arte/Cidade 3 vai acontecer em setembro e vai percorrer, em trens, as intervenções artísticas criadas para prédios significativos do período fabril da cidade, hoje abandonados. O Brasmitte, projeto conjunto para intervenções artísticas em bairros operários em São Paulo (Brás) e Berlim (Mitte) está programado para 1998.
A idéia de trazer a intervenção urbana para um espaço fechado partiu da "land art", produzida por Robert Smithson e Richard Long.
Esses artistas produzem intervenções artísticas em lugares remotos do planeta, que só podem ser apreciados por um público mais amplo se transpostos para outros espaços por meio de outras linguagens, como fotografia, filme, vídeo, maquetes etc. "Aprendemos com a 'land art'. Tudo partiu da combinação de várias mídias", disse.
Sobre o Arte/Cidade 3 serão apresentados ensaios fotográficos e uma maquete da proposta de Ruy Othtake para as indústrias Matarazzo, na Pompéia.
Durante o evento, será possível ainda consultar o CD-ROM referente aos quatro projetos desenvolvidos pelo grupo Arte/Cidade, de direção de Giselle Beiguelmann. O CD-ROM, ainda não disponível para venda, tem linguagem html, que possibilita a interação simultânea com a Internet.

Mostra: "Intervenções Urbanas"
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Pompéia, tel. 011/871-7700)
Vernissage: hoje, às 20h
Quando: de terça a domingo, das 10h às 21h. Até 15 de junho
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: 'Inseparáveis' garante a catarse da classe média
Próximo Texto: Jacqueline Terpins expõe "sopros" de cristal colorido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.