São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meneses mostra Tchaikovski original

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Quando Tchaikovski enviou as partituras de "Variações sobre um Tema Rococó" ao violoncelista William Fitzenhagen, seu amigo, nos idos de 1870, não imaginava que ele decidisse mudar alguns trechos e encaminhasse as partituras modificadas para a editora do compositor.
A versão modificada por Fitzenhagen acabou se tornando a "oficial", e os dois romperam a amizade. Quase 130 anos depois, o violoncelista Antonio Meneses, 39, toca pela primeira vez no Rio a partitura original de Tchaikovski.
Meneses faz uma apresentação única amanhã, às 19h30, ao lado da Orquestra de Câmara de Lausanne, com regência de Jesús López Cobos. Além de "Variações sobre um Tema Rococó", o violoncelista -considerado um dos melhores do mundo- apresentará o "Andante Cantabile", também de Tchaikovski.
"São duas obras maravilhosas. O 'Andante' foi escrito inicialmente para um quarteto de cordas, e o próprio Tchaikovski fez a transcrição das partituras para violino."
Para suas apresentações, Meneses utiliza uma raridade: seu violoncelo pertenceu a Pablo Casals.
López Cobos, 57, regente titular da Orquestra de Câmara de Lausanne desde a temporada 90/91, foi durante nove anos diretor-geral de música da Ópera de Berlim.
A Orquestra de Câmara de Lausanne tem formação idêntica à das orquestras usadas por Mozart para apresentar suas últimas sinfonias. Seus 42 músicos, sob a regência de López Cobos, apresentarão a "Sinfonia nº 41 em Dó Maior", de Mozart, e a peça contemporânea "Emergências", de Michael Jarrel.

Concerto: Antonio Meneses e Orquestra de Câmara de Lausanne, com regência de Jesús López Cobos
Onde: sala Cecília Meireles (largo da Lapa, 47, centro, tel. 021/224-3913)
Quando: sábado, às 19h30 Quanto: R$ 60 (platéia), R$ 40 (balcão). Desconto de 10% para membros da Associação de Amigos da Sala Cecília Meireles. Desconto de 50% para músicos e estudantes de música

Texto Anterior: Post é vendido por preço mínimo
Próximo Texto: "Ed Mort" procura por Silva na tela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.