São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yoshito revela vigor artístico

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ao estrear "Suiren" ("Ninféias"), segundo espetáculo da temporada que foi encerrada no domingo, no teatro Sesc Anchieta, Kazuo Ohno contou novamente com a ovação de uma platéia que o vem tratando como um ente sagrado.
Já prevendo os pedidos de bis, Ohno tem somado a cada espetáculo uma série de solos que soam artificiais se comparados aos retornos espontâneos que ele fazia em sua primeira apresentação na cidade, 11 anos atrás.
A cada bis, Ohno parece induzido a agradar um público programado para aplaudi-lo freneticamente.
Com isso, os excessos de ambos os lados são melancólicos. Principalmente porque, à medida que sua atenção se volta para o público, Ohno deixa escapar a interiorização que caracteriza o butô.
Em "Suiren", ficou demonstrado mais uma vez que Yoshito, filho de Ohno, vem ganhando preponderância. O mais curioso é observar que Yoshito tem mais afinidade com Tatsumi Hijikata (1928-1986) do que com seu pai. Desencadeadores do movimento artístico que deu origem ao butô, Hijikata e Ohno desenvolveram estilos distintos. Mais provocador, Hijikata construiu uma base técnica. Ohno fez da espiritualidade seu canal de expressão.
Em 1959, quando Hijikata apresentou o espetáculo "Kinjiki", considerado a primeira concepção cênica de butô, era Yoshito, então com 21 anos, que fazia um dos papéis principais.
Agora Yoshito revela vigor artístico em solos que delineiam com precisão o vocabulário do butô.
Kazuo Ohno e seu filho Yoshito vão ministrar workshops no teatro Sesc Anchieta hoje, amanhã e sábado. Segundo a assessoria de imprensa do Sesc, as 105 vagas reservadas já foram preenchidas.
Na próxima sexta, às 21h, Ohno apresentará "Tendoh Chidoh", no Teatro Municipal de Santo André (pça Quarto Centenário, s/nº, tel. 011/411-0789). Os ingressos começaram a ser vendidos ontem.

Texto Anterior: Coreógrafo americano inaugura nova fase
Próximo Texto: Com Ono, até mesmo Deus é possível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.