São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação é de 0,32% na 3ª quadrissemana

Resultado foi considerado estável

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

A inflação ficou estável em São Paulo na terceira quadrissemana do mês. A taxa foi de 0,32%, segundo dados divulgados ontem pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Na quadrissemana anterior, a variação foi de 0,30%.
Segundo os dados da Fipe, os setores de vestuário (5,59%) e de habitação (1,49%) foram os que apresentaram as maiores altas.
"A habitação está sendo pressionada pelo aumento das tarifas de telefone e de energia elétrica", afirmou Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor.
Já no caso do vestuário, as roupas infantis é que tiveram maior variação, com alta de 12,12%. Em seguida vieram as roupas femininas, com variação de 10,18%.
Para o coordenador, o vestuário teve alta menor do que a prevista no início do mês. "O atraso na chegada do frio fez com que o setor fizesse muitas promoções. Isso pressionou menos o índice."
Ele afirma também que todos os grupos de alimentos apresentaram a maior queda de preços no período. Os preços caíram 1,69% para os paulistanos. "Os preços desse grupo vêm caindo desde o final de abril, mas tendem a se estabilizar." A maior queda é dos produtos "in natura", que recuaram 7,81% na terceira quadrissemana.
Previsões
A previsão da Fipe é fechar maio com inflação de até 0,50%. A taxa está bem abaixo da previsão feita no início do mês, que era de 1,2%.
Para o próximo mês, a Fipe prevê aumento da taxa de inflação. Segundo Heron do Carmo, a taxa de junho deve ser superior a 1%.
Ele explica que isso pode ocorrer caso seja confirmado o aumento da passagem de ônibus -de R$ 0,80 para R$ 0,90- no próximo mês. "Só esse aumento vai gerar alta de 0,45% no índice."
Ele prevê, ainda, que a inflação deve ter alta em julho, para depois voltar a cair a partir de agosto. Para o ano, a Fipe prevê inflação de cerca de 6%.

Texto Anterior: Desemprego no país cai para 5,75% em abril
Próximo Texto: Malan vê uma acomodação natural e descarta o freio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.