São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denarc inicia ação contra traficantes

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) inicia na próxima semana uma ofensiva contra os pequenos e médios traficantes do centro de São Paulo. O principal objetivo é dificultar o acesso de crianças de rua a drogas, em especial, ao crack.
As operações -duas por semana- serão planejadas a partir das informações da localização e do perfil dos menores de rua, divulgadas pela pesquisa "Sonar" do SOS Criança -o mais completo e detalhado levantamento sobre a situação das crianças e adolescentes que vivem nas ruas da cidade.
O levantamento mostrou que 20% das crianças de rua usam drogas diariamente.
Outro dado que será levado em consideração pelo Denarc, segundo o coordenador do SOS Criança, Paulo Vitor Sapienza, é que, ao contrário da maioria das crianças (57%) que dorme nas ruas em companhia de outras crianças, 7% delas passam a noite com adultos.
"Esses adultos são os 'pais-de-rua', que, além de explorarem o trabalho dos menores, funcionam como traficantes, fornecendo drogas às crianças", disse Sapienza.
São esses traficantes, além de outros mais bem estruturados, que a polícia vai tentar prender.
"A única maneira de diminuir o acesso de menores às drogas é atacando os traficantes. É isso que nós começaremos a fazer na próxima semana, em uma ação conjunta com o SOS Criança e a Delegacia Seccional Centro", afirmou o diretor do Denarc, delegado Marco Antonio Ribeiro de Campos.
O delegado disse que está em fase de consolidação um sistema de convênios com hospitais que receberão os menores de rua dependentes de drogas que necessitem de tratamento urgente.
Mercado de trabalho
Segundo a pesquisa, 47% das crianças de rua frequentam a escola -39% deixaram de frequentar e 6% nunca estudaram. A maioria dos menores (51,7%) não dorme nas ruas -volta para casa.

Texto Anterior: Barulho de igreja irrita morador
Próximo Texto: Polícia apreende 1,3 t de maconha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.