São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme é cangaço espaguete

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"O Cangaceiro", de Anibal Massaini Neto, retém do clássico de Lima Barreto apenas a linha geral do enredo: os cangaceiros Galdino (Paulo Gorgulho) e Teodoro (Alexandre Paternost) entram em confronto por causa de uma mulher, Maria Bonita (Luiza Tomé).
Por sua ação quase circense, pela profusão de sangue e explosões, pelos clichês folhetinescos de seu entrecho amoroso, esse "remake" aproxima-se menos do original de 1953 do que os filmes de cangaço dos anos 60.
Diversão popular, em suma, como eram também os faroestes espaguete do mesmo período, em que a pobreza da produção e a falta de refinamento estético eram compensadas por uma energia meio selvagem e um apurado sentido do espetáculo.
Alguns fatores impedem, entretanto, o filme de Massaini de cumprir esse papel de entretenimento barato e despretensioso.
Em primeiro lugar -e isso não é culpa de Massaini-, o cinema deixou de ser há muito tempo um programa barato. O ingresso custa seis vezes o que custava há 30 anos.
A classe média que paga dez reais por um ingresso no shopping prefere consumir o lixo bem embalado do cinemão americano a ver na tela algo que a lembre, mesmo por um instante, de sua identidade terceiro-mundista.
Em segundo lugar, falta ao filme o frescor que poderia fazer o público relevar seus defeitos, que são de várias ordens.
Haveria que, mesmo com a limitação de recursos, dar certa imponência à cena.
Esses exemplos colhidos ao acaso são alguns entre dezenas.
Falta leveza e fluência à narrativa. Os interlúdios musicais -herança do clássico de 1953- são pobremente coreografados e acrescentam artificialismo ao filme.
Os figurinos, desenhados por Carybé, são bonitos. Até demais. A todo instante, parece que os personagens vão dançar quadrilha. E o pior é que às vezes eles dançam mesmo.

Filme: O Cangaceiro
Produção: Brasil, 1996
Direção: Anibal Massaini Neto
Com: Paulo Gorgulho, Luiza Tomé
Quando: pré-estréia hoje, no cine Bristol; estréia no Rio e em São Paulo sexta-feira

Texto Anterior: CE quer atrair investimentos
Próximo Texto: Carybé reelabora figurinos do longa-metragem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.