São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ponte sobe mais 4 mm e "deixa a UTI"

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A ponte dos Remédios (zona oeste de São Paulo) "saiu da UTI". O risco de desabamento e a possibilidade de uma implosão estão praticamente descartados pelos técnicos da prefeitura e da empresa Tecpont, contratada em regime de urgência para a obra de escoramento da ponte.
Dois novos fatores alimentam o otimismo dos engenheiros: exame das estruturas internas mostram que as vigas ocas sob a laje da ponte não apresentam problemas. Além disso, a ponte continua se reacomodando, devido ao trabalho de escoramento, e subiu mais quatro milímetros.
No final da tarde de anteontem, quatro buracos foram abertos na pista da ponte. Na manhã de ontem, engenheiros da prefeitura, da Tecpont e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) entraram nos buracos e puderam caminhar dentro das vigas ocas.
"A estrutura das vigas está perfeita. Tudo está caminhando para um final feliz. O doente (a ponte) está saindo da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a sala de observação", afirmou o engenheiro Paulo Taliba, superintendente de obras da Secretaria das Vias Públicas.
Segundo Taliba, a implosão, hoje, é uma hipótese remota. "A prefeitura nunca pensou em implosão e a vistoria de hoje (ontem) veio reforçar a tese de que é absolutamente possível reformar a ponte."
Mais 4 mm
O trabalho de escoramento continua dando certo e a ponte dos Remédios subiu mais quatro milímetros nas últimas 24 horas.
Até anteontem, a ponte havia subido oito milímetros, com mais quatro de ontem, o desnível, que era de 32 cm, quando da descoberta da fissura, na terça-feira, diminuiu 1,2 cm.
Além de uma rachadura de 15 cm de largura, a ponte também sofreu um deslocamento vertical. Esse deslocamento é que está sendo reduzido, com o escoramento.
A fase final do escoramento prevê que a ponte será "costurada" por fora com cabos de reforço por baixo da laje.
Esse trabalho é o último passo que definirá, de vez, o futuro da ponte (leia texto abaixo).
Liberação
Segundo Taliba, o trabalho de escoramento e alívio do peso da ponte estavam adiantados ontem. "O trânsito na marginal Tietê (sentido Penha-Lapa) será liberado na madrugada desta segunda-feira."
Segundo Taliba, a previsão é que o tráfego esteja desimpedido a partir das 4h de segunda. "Mesmo assim, continuamos pedindo o apoio do motorista, para que tente evitar a marginal Tietê, já que ela perderá duas pistas de cada lado."

Texto Anterior: Reforma do Judiciário
Próximo Texto: Costura deve 'acomodar' ponte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.