São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
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Mappin assumirá o controle da Mesbla

DA SUCURSAL DO RIO

O empresário Ricardo Mansur, dono do Mappin, comprou por US$ 100 milhões o controle acionário (53%) da Mesbla S/A, por intermédio da holding United Comércio e Indústria, informou o diretor-superintendente da Mesbla, José Paulo Ferraz Amaral.
Amaral acha que não haverá problemas para cumprir as metas. "Salvamos a companhia", disse o executivo.
A partir da assinatura do contrato entre a United e a Mesbla, as lojas de departamento de Ricardo Mansur serão divididas. Em São Paulo e na região Sul as lojas vão chamar-se Mappin. No Rio e nas regiões Norte e Nordeste ficará o nome Mesbla.
Os 53% vendidos correspondem ao total de ações em poder dos bancos BCN, Unibanco e Pontual (que representa o interesse de debenturistas), Pactual (contratado pelos três outros bancos para superar a crise) e Ferraz Amaral.
Os US$ 100 milhões dados em troca dos 53% da dívida da empresa (que tem valor de face cerca de três vezes maior) serão pagos em 15 anos, com juros de 2% ao ano.
A United está pagando menos do que o valor de face porque "está comprando uma empresa endividada fiscalmente", disse Amaral. Os demais credores da Mesbla que converteram as dívidas em ações (o que será oficializado em assembléia dia 4 de julho), poderão negociar seus títulos em Bolsa, assim que a concordata for levantada.
Amaral espera que até o próximo dia 2 de agosto, quando a Mesbla tem de quitar o total da concordata (faltam 60% do valor total), já tenha conseguido converter a totalidade da dívida em ações. Hoje, estão convertidos 93%.
Amaral citou, entre as empresas que não converteram seus créditos, a Folha da Manhã S/A, empresa que edita a Folha, BMG-Ariola, EMI-Odeon, calçados Azaléia, relógios Mondaine e meias Lupo.
Amaral disse ainda que já estão equacionados entre 80% e 90% da dívida fiscal da Mesbla.
A Mesbla e o Mappin, conjuntamente, passam a ter 60 lojas (35 da Mesbla), com a possibilidade de faturar cerca de R$ 2 bilhões por ano e já começam como a quarta maior rede do varejo brasileiro, perdendo para Carrefour, Pão de Açúcar e Lojas Americanas.

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