São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego nos EUA é o menor em 24 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O índice de desemprego nos EUA caiu para 4,8% no mês passado e atingiu o nível mais baixo em quase 24 anos.
Esse foi o quarto mês consecutivo de queda no número de trabalhadores sem emprego no país, de acordo com dados divulgados ontem pelo Departamento de Trabalho dos EUA.
No início deste ano, a taxa de desemprego norte-americana era de 5,4%. Em abril, atingiu 4,9%.
A nova queda do índice de desemprego surpreendeu o mercado financeiro dos EUA. Analistas previam pequena elevação do índice -para 5%-, com base na estimativa de criação de 233 mil postos de trabalho.
A taxa de desemprego de 4,8% não era registrada nos EUA desde outubro de 1973. A maior parte das novas vagas foi aberta na área de de serviços, principalmente em hotéis e restaurantes. Nesses setores é comum a contratação temporária de trabalhadores.
O setor de construção civil também aumentou as contratações, após a queda verificada em abril, por causa das condições meteorológicas adversas.
No setor industrial, o nível de emprego se manteve estável, repetindo o resultado de abril.
Ritmo forte
As estatísticas mostram que a economia norte-americana continua em ritmo forte, o que pode levar, segundo analistas, a uma retomada da inflação no médio prazo.
Segundo dados do Departamento de Trabalho dos EUA, 138 mil novos empregos foram criados em maio, número inferior ao crescimento de vagas registrado em abril (323 mil).
Mesmo com a redução na abertura de novas vagas, analistas afirmam que os números mostram uma economia saudável, após mais de seis anos de crescimento.

Texto Anterior: O cansativo trabalho em turnos
Próximo Texto: Fed pode elevar taxa de juro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.