São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fed pode elevar taxa de juro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A queda recorde do nível de desemprego nos EUA pode levar o Federal Reserve, o banco central norte-americano, a elevar as taxas de juro de curto prazo na próxima reunião da Comissão de Mercado Aberto, marcada para 1º de julho.
A redução do desemprego é uma boa notícia para os trabalhadores norte-americanos, mas provoca o temor, entre economistas e na comunidade financeira, do retorno da inflação.
Segundo esses setores, o aumento do número de trabalhadores empregados provoca elevação dos preços dos combustíveis, o que forçaria a indústria a aumentar os preços dos seus produtos.
Os números divulgados ontem mostram que a economia norte-americana continua forte, o que poderia levar a uma retomada da inflação.
Essa possibilidade determinou, em março passado, o aumento das taxas de juro de curto prazo, definidas pelo banco central norte-americano.
O objetivo era atacar as pressões inflacionárias antes que elas surgissem.
Apesar dos temores da volta da inflação, ainda não há sinais de aumento do índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos.
A inflação calculada pelo governo norte-americano e pelo Congresso para este ano deve ficar abaixo de 3%.

Texto Anterior: Desemprego nos EUA é o menor em 24 anos
Próximo Texto: Brasil prepara protesto contra o controle imposto pela Argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.