São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A cartolagem

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

A edição deste mês da "Racer", norte-americana, traz uma lista de poderosos do esporte a motor no planeta.
São 12 sujeitos que, segundo a publicação, dominam a área: Bernie Ecclestone, Bill France Jr. (Nascar), Roger Penske, Steve Bornstein (ESPN, ABC), Nobuhiko Kawamoto (Honda), Herb Fishel (GM), Tony George, Carl Haas, Andrew Craig, Max Mosley e Andy Evans (IMSA).
Ainda aparecem Dallas Gardner, da NHRA, a liga de dragsters dos EUA, e Bruton Smith, dono de um monte de circuitos no país. Dispenso os dois e Craig, já que o presidente da Cart é, no final das contas, um executivo -competente, por sinal, a ponto de transformar uma corrida de caipiras em evento internacional.
Ao contrário da F-1, quem manda na Indy são os donos de equipe. Penske e Haas são os chefes do clubinho.
O primeiro chega ao cúmulo de participar das decisões da Philip Morris e da Mercedes. O segundo, após representar por 30 anos a Lola nos EUA, apostou tudo na Swift, já que a fábrica inglesa não era mais páreo para Reynard -não é à toa que a Lola está falimentar.
Tony, o filho nobre, tem tudo para deixar os netos de Mari Hulman George, dona de Indianápolis, pobres. Por enquanto, não merece.
Incluiria, no entanto, seu Mercedes, que faz bonito na Indy, está por um pêlo na F-1 e não pensou duas vez para comprar um McLaren F1, trocar o motor, meter a estrela no capô e disputar o GT. Um programa ambicioso, planetário, só tentado até hoje pela Ford.
Alguém pode estar sentindo falta da turma: Williams, Briatore, Dennis, Ojjeh, Montezemolo... Mas esses só apitam em conjunto e vivem sob o poder centralizado da FIA e da Foca, agora, bastante contestado.
Nisso tudo, o Brasil só aparece como mercado. Ainda não superamos a fase de trocar tudo por espelho.

Texto Anterior: Das punições ao estilo do Guga
Próximo Texto: Tribunal; Antes tarde; Fim-de-semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.