São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tony Blair faz crítica à esquerda européia

Caminho é 'se modernizar ou morrer'

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, disse ontem que os socialistas europeus tem de seguir seu exemplo, "se modernizar ou morrer".
Blair participou em Malmö (extremo sul da Suécia) de uma reunião de líderes de partidos socialistas da Europa.
Sob o comando de Tony Blair, o Partido Trabalhista rompeu 18 anos de hegemonia conservadora no Reino Unido, marcada pela política neoliberal. Mas, segundo os socialistas tradicionais, o "novo trabalhismo" criado por Blair se aproxima muito das teses conservadoras.
Depois da vitória de Lionel Jospin na França, no último domingo, 9 dos 15 países da União Européia são governados por socialistas ou social-democratas.
Os dois líderes se encontraram pela primeira vez anteontem desde a ascensão deles ao governo. O tom de seus discursos foi bem diferente.
Blair ressaltou a necessidade de garantir a competitividade e afirmou ser contra "regulamentações rígidas e intervencionismo à moda antiga".
Jospin, por sua vez, disse que forças de mercado sem regulamentação são "uma ameaça à nossa idéia de civilização".
Depois da reunião na Suécia, Blair seguiu para Bonn para um encontro com o chanceler alemão, Helmut Kohl.
No encontro, o primeiro desde a vitória de Blair em 1º de maio, os dois líderes discutiram temas a serem abordados na reunião da UE que vai revisar o Tratado de Maastricht, em Amsterdã, nos dias 16 e 17 deste mês.
Blair disse que a atmosfera do encontro foi positiva e voltou a insistir que a UE deve se voltar para temas mais próximos da realidade cotidiana de seus cidadãos, como desemprego e combate ao crime.
Pesquisa do instituto Gallup publicada ontem pelo jornal "The Daily Telegraph" afirma que Blair é o premiê mais popular da história do Reino Unido. Ele tem aprovação de 82% da população.
(PHB)

Texto Anterior: Senado aprova fim de pensão a nazistas
Próximo Texto: Irlanda vota pensando nos vizinhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.