São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irlanda vota pensando nos vizinhos

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

O novo governo da República da Irlanda, escolhido na eleição de ontem, terá um papel decisivo na negociação de um acordo para solucionar o conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte.
O resultado da votação deve ser conhecido hoje, quando será feita a contagem. O candidato da oposição, Bertie Ahern, é o favorito para derrotar o atual primeiro-ministro, John Bruton.
A intenção do governo britânico de resolver o problema da Irlanda do Norte o mais rápido possível foi comprometida pela convocação das eleições no país vizinho, sete meses antes da data prevista.
Bruton e Ahern têm, basicamente, a mesma posição na questão. Ambos rejeitam a participação do Sinn Fein, braço político do IRA, no diálogo até que o grupo terrorista abandone sua campanha de violência contra alvos britânicos.
O novo governo irlandês terá apoio popular para se juntar à nova administração britânica na negociação de um acordo político entre católicos republicanos e protestantes favoráveis à manutenção da soberania britânica.
O Sinn Fein quer que a Irlanda do Norte se una à República da Irlanda. O país obteve independência da coroa britânica em 1922.
A primeira questão a ser abordada deve ser a das marchas protestantes. Grupos unionistas insistem em proclamar sua lealdade à coroa britânica com manifestações que passam por áreas católicas.
A passagem dos cortejos frequentemente gera conflitos de rua. A maioria das marchas está programada para o mês que vem.
A coalizão de centro-direita, liderada por Ahern, estava nove pontos à frente do bloco de centro-esquerda liderado por Bruton.
Todas as pesquisas indicavam um número grande de indecisos, pelos menos 16%, o que pode fazer com que nenhum dos dois blocos atinja a maioria de 85 cadeiras no Parlamento (166 cadeiras).
Se isso ocorrer, eles terão de buscar o apoio de partidos pequenos que incluem grupos antiabortistas, o Partido Verde e o Sinn Fein.
O braço político do IRA era o favorito para vencer em um dos distritos eleitorais. Se a expectativa for confirmada, o partido vai eleger seu primeiro deputado.

Texto Anterior: Tony Blair faz crítica à esquerda européia
Próximo Texto: Oposição lidera na Irlanda, diz pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.