São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
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Nova York recauchuta 2.027 pontes desde 90

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

Desde o início dos anos 90, as 2.027 pontes de Nova York passam por uma recauchutagem geral.
Como a cidade é um arquipélago, conservar as pontes é uma das prioridades básicas do Departamento de Transporte municipal.
"Nas décadas de 70 e 80, houve seguidos cortes orçamentários que afetaram a preservação das pontes de Nova York", disse à Folha Christopher Lynn, responsável pelo departamento na administração do prefeito Rudolph Giuliani.
"Algumas apresentaram problemas estruturais, outras tiveram que ficar um tempo fechadas, e o trânsito ficou ainda mais caótico."
O Departamento de Transporte tem um setor específico, o Escritório de Construção e Manutenção de Pontes, para evitar o problema.
"Após sofrerem uma reforma estrutural, elas estão em excelente estado. Mesmo assim, passam por uma vistoria mensal, e qualquer reparo necessário é feito imediatamente", explicou Lynn.
Parte das pontes de Nova York já comemorou um centenário. A mais antiga ainda existente é a Highbridge, entre Manhattan e Bronx, inaugurada em 1848.
A Brooklyn Bridge, que liga Manhattan ao Brooklyn e é uma das mais famosas da cidade, completou em maio 114 anos.
Nos anos 70 e 80, foi uma das que apresentou problemas estruturais, tendo de passar por uma ampla reforma. As outras foram Williamsburg, aberta em 1903, Manhattan e Queensboro, ambas de 1909.
Um dos motivos para a melhoria das condições das pontes nova-iorquinas, segundo Christopher Lynn, é a cooperação entre o governo estadual e o municipal.
"Há pontes sob responsabilidade da prefeitura, como a Brooklyn Bridge, ou do governo estadual, como a Triborough Bridge, que são as que cobram pedágio", afirmou.
"Mas sempre que há problemas, técnicos municipais e estaduais se juntam para resolver."
Além de cuidar das maiores pontes de Nova York, o Escritório de Construção e Manutenção também é responsável pelas de menor importância, nas quais trafegam apenas pedestres.

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