São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

África deverá ter primeiros classificados

ROGÉRIO SIMÕES

ROGÉRIO SIMÕES; RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A LYON

Tunísia e Camarões tentam vencer seus jogos de hoje para garantir uma vaga para a fase final do Mundial

RODRIGO BUENO
A rodada deste fim-de-semana das eliminatórias para a Copa de 98, as maiores já disputadas até hoje, pode definir as primeiras seleções classificadas, além de Brasil e França.
O nomes deverão sair da África -nos casos de vitória da Nigéria, da Tunísia ou de Camarões.
A Nigéria jogaria ontem contra o Quênia, com quem disputa a vaga reservada para o vencedor do grupo 1. Tunísia, no Grupo 2, e Camarões, no 4, enfrentam hoje o Egito e Angola, respectivamente.
A disputa pelo restante das 30 vagas em jogo nas eliminatórias continuará até o fim do ano.
A definição dos participantes da fase final da competição, na França, deverá sair até o dia 16 de novembro.
O dia 30 do mesmo mês é a data limite para que qualquer jogo de desempate seja realizado.
Classificação
As partidas disputadas confirmaram muitos favoritismos, mas não deixaram de revelar surpresas.
Na Europa, a Dinamarca mantém-se como grande força e tem tudo para garantir a vaga do Grupo 1. Croácia e Grécia lutam pelo segundo lugar que poderá levar um dos times à França.
Itália e Inglaterra fazem uma acirrada disputa pela liderança do Grupo 2. A vantagem até agora é dos italianos, que em fevereiro obtiveram uma histórica vitória sobre os ingleses (1 a 0) em Londres.
A Inglaterra, que respondeu com o recente placar de 2 a 0 no Torneio da França, terá a chance, no dia 11 de outubro, de vingar a derrota agora na casa dos italianos.
A maioria dos grupos está indefinida, com as vagas próximas de nomes tradicionais, como Holanda, Espanha, Alemanha ou Rússia.
Mas já é possível prever a surpreendente desclassificação da seleção da República Tcheca.
Os dois grupos americanos e o da Ásia também só deverão ter seus classificados definidos no final do segundo semestre. A Oceania, cuja possibilidade de ter um representante na França depende de um confronto com um time asiático, acabou de começar a sua fase final.
Goleada
As eliminatórias para a Copa de 98 registraram a maior goleada da história em um jogo válido por um Mundial: a impressionante vitória do Irã sobre Maldivas: 17 a 0.
Com duas outras vitórias -7 a 0 contra o Quirguistão e 1 a 0 sobre a Síria-, os iranianos chegaram ao incrível resultado de 25 gols a favor e nenhum contra em apenas três jogos, assumindo a posição de melhor ataque da Copa até agora.

O jornalista Rogério Simões viajou a Lyon (França) a convite da Hewlett Packard

Texto Anterior: Gols poderão estar na Internet
Próximo Texto: Sul-americanos jogam hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.