São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac diz que vai garantir compromissos da França

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-presidente chileno e atual comandante do Exército, Augusto Pinochet, 81, foi hospitalizado na madrugada de ontem após sofrer queda de pressão arterial acompanhada de problemas gastrintestinais.
O incidente ocorreu quando Pinochet participava de um jantar oferecido por simpatizantes em Arica, norte do país.
Ao se levantar da mesa para receber um cumprimento, o general chileno sentiu-se mal e foi assistido por membros de sua comitiva e logo depois levado a uma clínica da cidade.
Segundo um boletim médico divulgado ontem, o quadro de Pinochet é estável seu estado de saúde é "satisfatório".
Descartou-se a possibilidade da queda de pressão ter sido causado por problemas relacionados com seu coração. Em 1992, o general se submeteu a uma cirurgia para implantar um marcapasso.
O ex-presidente sofreu uma gastroenterite aguda (inflamação simultânea dos estômago e intestinos), disseram os médicos. Ele deve ficar por 24 horas em observação na clínica.
Pinochet havia viajado a Arica na sexta-feira para participar das comemorações da tomada do Morro, uma montanha próxima à cidade libertada pelas tropas chilenas em 1980, durante a guerra do Pacífico.
A constituição impõe que o general abandone o comando do Exército até 11 de março de 1998.
Pinochet assumiu o poder no Chile em 1973, quando um golpe militar derrubou o governo do socialista Salvador Allende. Seu governo perdurou até 1989.

Texto Anterior: Brazzaville tem choque intenso, diz militar; Líder do Oasis se casa em sigilo em Las Vegas; Israel nega reunião hoje com palestinos
Próximo Texto: Brazzaville tem choques, dizem testemunhas; EUA detêm suspeito por morte de Levin; Chirac diz que garantirá a União Européia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.