São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
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CARTAS

* "Gostaria de obter informações sobre a produção do modelo F-75 no Brasil."
Felipe Augusto de Castro Filho (Fortaleza, CE)
Resposta
A Ford não possui informações em arquivo desse modelo. O Jeep Clube do Brasil pode fornecer alguns dados. O endereço é r. Conselheiro João Alfredo, 206, Mooca, CEP 03106-060, tel. (011) 277-5082, São Paulo, SP.

* "Tenho um Fusca 74 com motor de 1.500 cc. Gostaria de saber como aumentar sua potência sem afetar a vida útil do motor."
João dos Santos (Salto de Pirapora, SP)
Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, sem mexer no motor do Fusca restam poucas alterações para melhorar o desempenho. Com uma recalibragem dos carburadores, a substituição dos filtros de ar e do escapamento, o motor ganha mais potência -em torno de 10%.
Para uma preparação mais forte, Perrella recomenda a substituição do comando de válvulas original por um esportivo, que, dependendo do tipo, pode aumentar a potência de 20% a 50%.

* "Comprei um Fiesta 1.4 em outubro. Em janeiro, fui vítima de um acidente. Imediatamente acionei a seguradora. O carro foi levado à revenda Mercovel Djauto. Passaram-se 30 dias e o carro continuava na autorizada, aguardando a chegada de peças. Esperei mais 20 dias. Nessa ocasião, o chefe da oficina disse que a empresa seria fechada. Liguei para a concessionária mais próxima, a Santa Clara, que aceitou a transferência do veículo. Até hoje o carro não está pronto."
Enio Martins Murad (Bataguassu, MS)
Resposta
A Ford disse que contatou o cliente e foi informada de que o carro foi entregue no dia 13 de maio, em perfeitas condições.

Segundo o leitor, o carro continua esperando uma peça para sanar problema no ar-condicionado.

* "Comprei um Palio Weekend, em março, na Sinal. Após abastecer o veículo, senti um forte cheiro de gasolina. Pensei que o tanque poderia estar muito cheio e não dei importância. Três dias depois, notei que havia um vazamento de combustível e logo levei o carro à revenda. O tanque estava furado e não havia previsão de conserto. Gostaria de saber como pode um carro novo sair com um defeito tão grave e perigoso."
Auro José Gonçalves (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat informou que o veículo foi reparado pela concessionária Sinal no período de 17 a 21 de março. A montadora disse também que conversou com o cliente, que demonstrou estar satisfeito com o atendimento e com o carro.

A Folha contatou o leitor, que confirmou a solução do problema. Mas Gonçalves disse que, mesmo com a solução do defeito, ficou insatisfeito com a demora no atendimento e a gravidade do problema.

* "Gostaria de saber se existe um setor de atendimento ao público no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), onde eu possa obter informações sobre a entrega de documentos no órgão."
Irismar Clarindo Silva (Ubatuba, SP)
Resposta
O telefone do Detran/Informa é 1514. O órgão também fornece informações pelos telefones (011) 889-3140 e 889-3141.

* "Gostaria de saber quais as razões para a diferença de preços entre o Santana Exclusiv e o Evidence."
Danilo C. Lopes (Araçatuba, SP)
Resposta
Segundo a Volkswagen, fazem parte do acabamento de série dos modelos os seguintes itens: o Santana Evidence vem com vidros verdes escurecidos, antena eletrônica no teto, rodas de liga leve e faróis de neblina; o Santana Exclusiv tem ar-condicionado, alarme, coluna de direção ajustável, travamento elétrico das portas, espelhos retrovisores externos com controle elétrico e vidros elétricos.

* "Comprei um Escort no consórcio programado da revenda Ortovel. Fui sorteado em dezembro e escolhi retirar o veículo em janeiro. A revenda alegou que um acidente na fábrica da Argentina atrasou a entrega do carro. Em março, alegaram que no final da semana o Escort chegaria. Em abril, disseram que a montadora estava com dificuldades de distribuição. Ainda não recebi o carro, nem me fornecem uma posição sobre a data da entrega."
Carlos Eduardo Venção (Ribeirão Preto, SP)
Resposta
A Ford disse que contatou o distribuidor Ortovel e foi informada de que a questão foi solucionada.

A Folha contatou o leitor, que disse ter recebido o carro em maio.

* "Tenho um Logus Wolfsburg 2.0, ano 96, com 10.000 km. A concessionária Motorauto não está conseguindo resolver os problemas de ruído que surgiram. Os mecânicos alegam que o problema é normal. O carro apresenta barulho nas suspensões, que ficam mais evidentes ao passar por obstáculos ou valetas. A revenda encapou as molas e, após esse serviço, o barulho desapareceu. Mas, depois de alguns dias, o barulho voltou e nunca mais foi solucionado."
Antonio de Queiroz Neto (Jaboticabal, SP)
Resposta
A Volkswagen informou que manteve contato com a concessionária Motorauto e a orientou a reavaliar o veículo do cliente, para que as eventuais pendências nele existentes sejam solucionadas. A montadora orienta o cliente a apresentar o carro ao gerente de serviços da revenda.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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