São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frio 'encolhe' estrutura

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

O frio está sendo considerado o grande "vilão" da ponte dos Remédios na atual fase dos trabalhos de recuperação da obra.
O motivo é que nas últimas quatro madrugadas a ponte cedeu quase dez centímetros por causa das baixas temperaturas registradas em São Paulo.
O professor do Mackenzie José Augusto da Silva Gante, especialista em pontes, diz que o frio causa retração da estrutura da obra, feita de concreto protendido (cimento e aço, invenção da engenharia do século 19).
Se a ponte estivesse intacta, a retração não seria percebida. Mas ela está rachada e os dois lados da pista na rachadura, ao se retraírem, afastam-se perigosamente do pilar de sustentação. As pistas, portanto, começam a cair. Isso é agravado ainda mais porque o pilar também é feito de cimento e aço e também diminui de tamanho à noite.
(RF)

Texto Anterior: Ponte fica mais uma noite em observação
Próximo Texto: Três hipóteses para a ponte dos Remédios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.