São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congestionamentos extrapolam limites de SP

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Com os problemas na ponte dos Remédios da marginal Tietê, na zona oeste de SP, os congestionamentos, comuns em São Paulo, extrapolaram ontem os limites da cidade e atingiram municípios vizinhos como Osasco, Carapicuíba e Barueri, e as rodovias Castelo Branco, Anhanguera e dos Bandeirantes.
Enquanto na parte da manhã a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava um pico de 74 km de engarrafamento às 8h30 (número até um pouco abaixo do normal para o horário), Osasco, que não mede congestionamento, ficou com as principais vias da cidade com trânsito lento.
"Hoje (ontem) foi o pior dia do ano para o trânsito da cidade", afirmou José Santos Sasso, diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Osasco.
Desde a última terça-feira, quando trecho da marginal Tietê foi interditado, Osasco passou a receber um volume maior de tráfego, de motoristas que "cortam" a cidade em direção à marginal Pinheiros.
A situação se agravou ontem, com a interdição total nos dois sentidos da marginal até por volta das 9h35, quando apenas a pista local, sentido Penha, foi liberada.
"Para sair de Osasco, pela Vila Yara, e atingir a ponte do Jaguaré (marginal Pinheiros), os motoristas levaram quase uma hora. Normalmente, são dez minutos", declarou Sasso. As rodovias também ficaram congestionadas: Castelo Branco, 9 km, e Anhanguera e Bandeirantes, 5 km cada uma.
Falsa normalidade
Uma das explicações para os números baixos de congestionamento registrados pela CET em São Paulo ontem de manhã é o fato de a medição não ser feitas em todos os corredores da cidade.
Para o cálculo, a CET avalia somente os principais corredores. Ocorre que muitos locais usados como fuga da marginal, como avenidas do Alto da Lapa, que estão congestionadas desde o início dos problemas, não entram na medição. À tarde, foram 124 km às 19h.

Texto Anterior: Segunda ponte pode ter cabos rompidos
Próximo Texto: Sudeste tem dias mais frios em 2 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.