São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sudeste tem dias mais frios em 2 anos

DA REPORTAGEM LOCAL; DA AGÊNCIA FOLHA; DAS REGIONAIS

O frio deve continuar até o final desta semana em todo o país, segundo o meteorologista da Universidade de São Paulo Marcio Aurélio Madruga Custódio.
A temperatura em São Paulo, capital, foi anteontem a mais baixa dos últimos dois anos -chegou a 6°C. Ontem, a temperatura mínima na cidade foi 6,9°C.
Custódio explica que a temperatura atingiu uma média muito baixa porque uma massa de ar frio entrou no país pelo sudeste no último sábado. Essa massa, segundo o meteorologista, já começa a se deslocar em direção ao oceano.
Assim, os dias continuarão ensolarados, e as noites terão céus muito claros.
"A ausência de nuvens favorece a perda mais rápida de calor, deixando as noites muito mais frias", afirma o meteorologista.
Conforme Custódio, o inverno de 97 não terá a temperatura mais baixa dos últimos anos. Em 94, a mínima da cidade de São Paulo chegou a 1,7°C. O inverno será normal, mantendo uma média de 12°C em São Paulo, por exemplo.
Campinas
O último final de semana também foi o mais frio registrado em Campinas (99 km de SP) este ano. O Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisas em Agricultura da Unicamp) registrou 4,2°C na madrugada de domingo e 4,4°C ontem.
Desde julho de 94, a cidade não vivia um período de frio intenso. À época, a temperatura chegou a cair a 0,3°C em Campinas devido às fortes geadas que ocorreram.
No final de semana passado, foram observadas geadas fracas em Atibaia, Bragança Paulista, Águas de Lindóia e Monte Alegre.
Segundo o Cepagri, não há registro de prejuízos agrícolas significativos nem possibilidade de aumento do valor dos produtos.
MG tem noite mais fria
A madrugada de ontem também foi a mais fria em Minas Gerais, com geadas moderadas na região sul do Estado, segundo Luís Ladeia, chefe do 5º Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte.
A cidade que registrou a temperatura mais baixa foi Maria da Fé, no extremo sul do Estado, com -0,3°C. Em praticamente toda a região sul a temperatura mínima variou entre 1°C e 2°C, com ocorrência de geadas.
Segundo Ladeia, até em regiões consideradas mais quentes, com poucos registros de baixa temperatura, o frio da madrugada foi intenso. Foi o caso de cidades de regiões como Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em Belo Horizonte, a temperatura mínima na madrugada foi 8°C.

Texto Anterior: Congestionamentos extrapolam limites de SP
Próximo Texto: Cidade tem 2.200 vagas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.