São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale demite em empresa de serviços

É terceirização, diz sindicato

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O grupo Vale do Rio Doce, privatizado há pouco mais de um mês, deu início ontem à demissão de funcionários que trabalham na unidade da Vale em Itabira (MG).
Foram demitidos ontem cerca de 200 trabalhadores da Florestas Rio Doce, empresa do grupo que faz o serviço de manutenção e limpeza da correia que transporta o minério de ferro nas minas de Itabira.
Até agosto, informou o gerente de Recursos Humanos da Florestas Rio Doce, José Rocha, serão demitidos mais 370 trabalhadores.
Rocha alega que a Vale não vai mais renovar os contratos de prestação de serviço com a Florestas a partir de agosto, quando termina o contrato em vigor.
"A Vale resolveu encerrar o contrato, mas ela garantiu que esses funcionários serão aproveitados por outra empresa que vier a ser contratada", disse Rocha, assinalando, entretanto, que essa é uma garantia da Superintendência da Companhia Vale do Rio Doce em Itabira e não da Florestas.
As demissões foram anunciadas pelo Sindiex (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Madeira e Lenha de Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Itabira e Nova Lima), que está procurando mobilizar a Prefeitura de Itabira e o governo de Minas para tentar evitar as demissões.
Darcy Guilhermina, dirigente do Sindiex, disse que, com as demissões, a Vale está iniciando um processo de terceirização, no qual "perdem apenas os trabalhadores, já que ficam sem as conquistas sociais, enquanto a empresa reduz os seus custos".
A empresa, que é 99% controlada pelo grupo Vale, tem ainda unidades em Teixeira de Freitas (BA), São Mateus (ES), Linhares (ES), Grão Mogol (MG), Açailândia (MA) e Marabá (PA), totalizando cerca de 2.500 empregados.

Texto Anterior: Fim da Sunab deflagra disputa no governo
Próximo Texto: Geada no sul de MG ameaça safra de café
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.