São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefab Sprout

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

E há os que fogem de corrida à inovação. Em contraste à fome modernizadora do Yo La Tengo, a banda inglesa Prefab Sprout, calada havia sete anos, volta com "Andromeda Heights" insistindo nas teclas que toca desde sempre.
Não é de desprezar: foi a banda de Paddy McAloon, Wendy Smith e Martin McAloon (agora sem Neil Conti) a responsável por um dos melhores álbuns pop dos 80, "Steve McQueen" (de 85, rebatizado nos EUA e, por consequência, no Brasil, de "Two Wheels Good").
"Andromeda Heights" apela fundo ao coração, como também faziam os discos que sucederam "McQueen". É uma coleção de canções românticas, açucaradas. Isso costuma ser atributo negativo, mas, em se tratando de Prefab Sprout, é o cerne da questão.
Faixas como "Electric Guitars" e "A Prisoner of the Past" (Um Prisioneiro do Passado -nome sugestivo, não?) transbordam de sentimentalismo, mas não é a sanha comercialista, e sim o talento que as move. São irresistíveis.
O álbum, quase tão conceitual quanto o anterior "Jordan: The Comeback" (90), vem num crescendo em que o romantismo cristão cresce mais que tudo -o que esperar de títulos como "The Mystery of Love" (O Mistério do Amor), "Life's a Miracle" (A Vida É um Milagre) ou "The Fifth Horseman" (em que o amor é o quinto cavaleiro do apocalipse)?
Sim, o que vem é conservadorismo às pampas. Mas não deixa de ser outra forma de afirmar a manutenção do prazo de validade dos 80. Eles existiram, foram legais... Prefab Sprout vem cantar sua saudade, e a música não sofrerá nenhum arranhão com isso.
(PAS)

Disco: Andromeda Heights
Banda: Prefab Sprout
Lançamento: Sony (importado)
Preço: R$ 32 (tel. 011/223-5300)

Texto Anterior: Sobreviventes dos 80
Próximo Texto: "Raros & Inéditos"; Flávio Henrique Campos; Grupo Pau d'Arco; Lenna Pablo; Rosana Judkowitch; Mauro Bueno; República; Serafins; "Larry Flynt"; "Michael"; "Guerra nas Estrelas"; Howard Stern; Diane Schuur; Sergio Endrigo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.