São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Riqué cria novo estilo de 'happening'

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REDAÇÃO

"Parem com o barulho por favor." O apelo, que aparece em diversos cartazes em preto-e-branco espalhados pelo Jardim Europa, é de um grupo de imigrantes que moram em um bairro industrial de classe média.
O responsável pelos ruídos ensurdecedores era um maníaco, Dexter Dix, que, escondido em um velho prédio abandonado, batucava em caixas de fósforo em frente a um microfone, cujo fio estava ligado a pequenas caixas acústicas espalhadas pelo bairro inteiro.
"Mistério no Bairro: o Famoso Caso do Maníaco da Caixa de Fósforo" reúne 20 óleos sobre tela, um vídeo, uma página de Internet, uma instalação de sonoplastia e uma radionovela, gravada em CD que acompanha o catálogo.
Riqué, uruguaio radicado em São Paulo, idealizador da exposição, conta que o projeto foi criado em um "processo caranguejo".
O artista reparou que personagens de quadros que ele pintou estavam inexplicavelmente tensos. Depois de alguns dias, Lema Riqué teve um "insight": eles estavam tensos porque ouvem barulhos de caixas de fósforos.
A partir daí, os quadros ganharam títulos enormes, que, entrelaçados deram origem ao conto policial, primeiro texto do artista.
Amigos de Riqué, como o músico Skowa e o videomaker Tadeu Jungle, atraídos pela história inusitada, abraçaram o projeto.
Partindo da descrição que cada personagem da história fazia dos sons das caixas de fósforo -Doris Rotwein, por exemplo, proprietária de padaria do bairro fictício, descreve o som como se milhares de "bolachas diet água e sal" estivessem quebrando- Skowa reproduziu os ruídos apenas com caixas de fósforo que serão reproduzidos em caixas acústicas ao lado das telas.
Skowa também participou da radionovela, coordenada pelo ator José Rubens Chacha.
Maria Ercilia, editora de Internet do Universo Online, criou um site (http://www.misterionobairro.com.br) da mostra. Lema Riqué resume a espécie de "happening" que organiza dizendo: "estou fazendo as telas falarem."

Exposição: Mistério no Bairro: o Famoso Caso do Maníaco da Caixa de Fósforo Artista: Victor Lema Riqué Onde: galeria Nara Roesler (av. Europa, 655, Jardim Europa, tel. 011/853-2123)
Quando: hoje, a partir das 21h; terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 13h. Até 1º de julho

Texto Anterior: Talento de Tagliaferro é lembrado em CD e livro
Próximo Texto: Edgard de Souza propõe suas esculturas à medida do homem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.