São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Esquerda" parte para a ofensiva

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os grupos de "esquerda" do PT divulgaram um manifesto com críticas à atual direção, ligada a Luiz Inácio Lula da Silva, para lançar a candidatura do deputado federal Milton Temer (RJ) à presidência do partido.
O texto começa avaliando que o partido "nunca enfrentou uma situação tão carregada de ameaças para a sorte de seu projeto estratégico".
Depois de críticas ao projeto "neoliberal" do governo tucano, o documento critica a atual direção, formada pelas alas de "dentro" e "direita" do espectro petista. Diz que "não será na linha do pragmatismo conformista que enfrentaremos o tranco da investida neoliberal".
A "esquerda" diagnostica ainda falta de democracia e unidade de ação no partido. Cita, como exemplos, problemas para a formação da Executiva petista, a campanha de Luiza Erundina na última eleição paulistana e a linha política adotada pelo governador do Espírito Santo, Vitor Buaiz (PT).
Assinam o documento, entre outros, os prefeitos Raul Pont (Porto Alegre) e Edmilson Rodrigues (Belém). A deputada estadual gaúcha Luciana Genro, filha do ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro, também é uma das signatárias.
No final de agosto, Temer disputará o comando do PT contra José Dirceu, o atual presidente.

Texto Anterior: Oposição lançará candidato único em 98
Próximo Texto: PMDB exibe divergências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.