São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator solicita fitas originais

DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado Nelson Otoch (PSDB-CE) solicitou à Folha, em ofício datado de 9 de junho, a entrega das fitas gravadas pelo "Senhor X", na "forma original".
As fitas originaram a reportagem sobre compra de votos de deputados para a aprovação da emenda da reeleição. O caso já resultou na renúncia dos deputados Ronivon Santiago e João Maia (PFL-AC).
Em maio, o diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, escreveu à Comissão de Sindicância informando que o jornal enviaria cópia da fita, mas que seriam suprimidas as falas do "Senhor X" e trechos não pertinentes, para proteger a identidade do "Senhor X".
A cópia foi enviada. Sua autenticidade foi atestada pela Unicamp.
O deputado Otoch é relator, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, do processo contra três outros deputados acusados de ter vendido seus votos.
Otoch argumenta, em seu ofício, que esses três deputados, em suas defesas, tentam desqualificar como prova os trechos gravados enviados pela Folha.
"Embora o fluxo lógico discursivo sugira que a gravação apresentada aos peritos contenha a ordem original das falas, não é possível, tecnicamente, garantir que tal premissa seja verdadeira", disse.
Ele afirma ainda que as investigações podem ser limitadas sem a fita original. "Sem as fitas originais, talvez tenhamos de parar nos possíveis corruptos antes de chegarmos aos corruptores."
A Folha pretende manter o sigilo da fonte, isto é, a proteção da identidade das pessoas que fornecem informações a jornalistas, o que é uma garantia constitucional.
Em seu ofício, Otoch manifesta ainda sua "estupefação pelos termos" de artigo do jornalista Janio de Freitas, publicado na Folha em 6 de junho, sobre a interpretação de Otoch ao direito de garantir o sigilo da fonte.

Texto Anterior: Jornalista da Folha depõe sobre gravações que revelaram caso
Próximo Texto: Problema pessoal de membro da comissão adia depoimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.