São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto do SFI prevê leilão de imóveis retomados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O projeto que cria o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), enviado ontem ao Congresso, prevê que o agente financeiro que retomar os imóveis por falta de pagamento terá prazo de 30 dias para fazer um leilão público dos imóveis retomados.
Esse mecanismo tem o objetivo de forçar uma negociação com o mutuário antes que o banco financiador retome o imóvel.
O preço de venda no primeiro leilão não poderá ser inferior ao valor do imóvel. Se a oferta ficar abaixo, o projeto de lei prevê um novo leilão dentro de 15 dias com preço igual ou superior ao valor da dívida.
Nesse valor da dívida estão incluídos seguro e os demais encargos. Se a venda for por um preço acima do valor da dívida e das despesas e encargos, o agente financeiro repassará a diferença para o primeiro comprador.
A previsão do governo é que o projeto seja aprovado até outubro.
A realização de venda em leilão público e a possibilidade de as controvérsias e as questões judiciais entre agente financeiro e comprador serem resolvidas em uma câmara de arbitragem forçam uma negociação antes da retomada do imóvel, disse Álvaro Manoel, assessor especial do Ministério do Planejamento.
A principal novidade do novo sistema é a alienação fiduciária, o que agilizará a retomada do imóvel pelo credor em caso de inadimplência. O projeto também permite a criação de companhias securitizadoras imobiliárias, que comprarão créditos (recebíveis) junto às construtoras para transformá-los em títulos que serão negociados no mercado de capitais.

Texto Anterior: "Bamerindus nada valia"
Próximo Texto: Lojista detecta venda menor neste ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.