São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colombini retrata natureza em mostra

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Casa da Fotografia Fuji inaugura hoje a exposição "Fábio Colombini - Dez Anos de Fotografia de Natureza", com a retrospectiva dos trabalhos do fotógrafo.
Pequenos insetos, fragmentos de paisagens da flora e fauna brasileiras são os temas focalizados por Colombini, que se especializou na fotografia de natureza.
É surpreendente observar as proporções e o grafismo que assumem uma simples asa de borboleta, fotografada a menos de 10 cm, ou os contornos da aranha que imita uma flor para atrair mais rapidamente sua presa.
Arte na natureza
Colombini justifica seu trabalho: "Existe uma arte na natureza. O que faço é captar seus fragmentos, de modo que o observador possa vê-los como um todo".
Para registrar esse mundo, que passa despercebido diante dos nossos olhos, ele utiliza a "macrofotografia".
É a técnica que retrata um assunto em seu tamanho real ou várias vezes ampliado.
Para obter esse efeito, usa objetivas especialmente desenhadas para essa finalidade e que permitem grandes aproximações de até 2 cm ou 3 cm.
O fotógrafo também utiliza tubos de extensão e foles, que são instalados entre o corpo da máquina e a objetiva, propiciando ainda mais a capacidade do aumento.
Com essa técnica e alguns poucos metros de mata, com riacho, trilhas verdes, insetos, flores e pássaros, Colombini é capaz de passar horas trabalhando sem dar conta do tempo.
A curadora Rosely Nakagawa criou cinco painéis com 32 fotos agrupadas por temas e cores e distribuiu outras 24 pelo espaço.
Como a ecologia é o tema central da mostra, estão programadas visitas e atividades para alunos de primeiro e segundo graus. Elas acontecem entre os dias 13 e 30 de junho e devem ser agendadas no local da exposição.

Exposição: Fábio Colombini - Dez Anos de Fotografia de Natureza
Onde: Casa da Fotografia Fuji (av. Vereador José Diniz, 3.400, tel. 011/533-7367, Campo Belo)
Quando: hoje, às 19h; seg a sex, das 9h às 19h; sáb, das 13h às 17h30; até 10 de julho
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Só Pra Contrariar toca amor e humor
Próximo Texto: Reformas fecham Pinacoteca do Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.