São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997 |
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Minimalismo cirúrgico consagra artista
CASSIANO ELEK MACHADO
Nazareth Pacheco trouxe ao projeto "Babel" a mesma instalação com a qual marcou paredes igualmente brancas do MAM (SP), em 94, e do Centro Cultural Banco do Brasil (RJ), em 95. A transparência agradável das dezenas de objetos de acrílico é interrompida bruscamente pela peça solitária de metal -tal como ela é encontrada em hospitais e consultórios. Como observou o diretor do MAM, Tadeu Chiarelli, em texto sobre a ainda curta carreira da artista -ela tem 26 anos-, a instalação de Nazareth parece lançar a pergunta: "É possível observar tais aparelhos apenas na beleza fria do design anatômico, sem esquecer a função a que estão destinados, tão próxima da tortura?". A pergunta poderia ser estendida para os belos e torturantes colares com os quais a artista preenche a galeria Valu Oria (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.403, tel. 011/883-0811). As peças são feitas com a parceria de frágeis miçangas, canutilhos e cristais, com anzóis, lâminas de barbear e agulhas cirúrgicas -cortantes como os inofensivos espéculos. Texto Anterior: Acioli 'transforma' mogno em carne Próximo Texto: Hypes Índice |
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