São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suíça encontra contas de ex-governantes

CLAUDINÊ GONÇALVES*

CLAUDINÊ GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BERNA

Contas de governantes argentinos do regime militar de 1976 a 1983 em quatro bancos suíços foram identificadas e bloqueadas na Suíça. Segundo a procuradora-geral suíça, Carla del Ponte, documentos relativos à perseguição a adversários do regime também podem estar depositados.
A Justiça suíça não divulgou os nomes dos donos das contas nem o valor depositado nelas. Também não se sabe se o confisco do dinheiro já foi ordenado.
Desde novembro, buscas foram feitas em 600 bancos. Uma lista de cem cidadãos argentinos foi fornecida pela Justiça espanhola.
Há processos contra essas pessoas na Espanha por violação dos direitos humanos, abuso de poder e falsificação. A Justiça argentina também pediu à suíça que procure listas de pessoas desaparecidas. Essas listas podem estar nas caixas encontradas em poder dos bancos.
*Com agências internacionais

Texto Anterior: China proíbe manifestação pró-democracia
Próximo Texto: Brasil fica em 68º no ranking da ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.