São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relatório aponta problemas nos EUA

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

Os Estados Unidos caíram do segundo para o quarto lugar no ranking do índice de desenvolvimento e apresentam problemas com os sem-teto em alguns centros urbanos, de acordo com o Pnud (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento).
No relatório da ONU, a cidade de Nova York, sede da entidade, é citada devido aos desabrigados.
O prefeito Rudolph Giuliani proibiu os cidadãos de dormirem nas ruas ou em parques de Nova York, mas é comum ver pessoas dormindo nas ruas ou em caixas eletrônicos.
Os primeiros
As diferenças na distribuição dos benefícios da globalização se reproduzem no interior de todas as nações, inclusive as desenvolvidas, diz o documento. Entre outros fatores, o desemprego vem crescendo constantemente nos países ricos, sendo, em média, de 7,5% nos integrantes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e de 11% na União Européia.
Em melhor posição que os Estados Unidos ficaram o Canadá, a França e a Noruega.
O quinto lugar é da Islândia. Os japoneses ficaram em sétimo, logo atrás da Holanda.
Mais uma vez os países escandinavos se destacaram na avaliação. Além do terceiro lugar da Noruega, a Finlândia ficou em oitavo, a Suécia, em décimo, e a Dinamarca, em décimo-oitavo.
"Um dos objetivos do relatório é alertar as pessoas para como está a situação mundial", disse o egípcio Moez Saad, um dos membros do Programa de Desenvolvimento.
Contribuição
"Queremos que grandes corporações, empresas multinacionais e outras organizações que lucram graças também a mercados de países em desenvolvimento, contribuam mais ativamente para reduzir a pobreza."
"Mais do que um simples relatório comparativo entre os diferentes países, queremos dar um grito de socorro e despertar os países mais fortes. Precisamos de um Primeiro Mundo mais responsável do ponto de vista social", afirmou o egípcio.
(JCA)

Texto Anterior: Novo índice avalia qualidade de vida no 3º Mundo
Próximo Texto: 1,3 bilhão vive com até um dólar por dia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.