São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
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Falta de informação é obstáculo ao Simples

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A falta de informações dos micro e pequenos empresários ainda é o principal motivo para a baixa adesão ao Simples -o sistema simplificado de pagamento de impostos e contribuições federais.
Pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto a 1.312 empresas mostra que 22% delas ainda não decidiram aderir ao sistema (ver quadro ao lado).
Quatro em cada dez dessas empresas (exatamente 58%) alegam falta de informações como principal obstáculo à adesão. Outras 27% aguardam orientação de amigo, profissional, entidade de classe ou empresa de consultoria.
A pesquisa do Sebrae, feita entre 19 e 31 de março, revela que apenas 39% das empresas consultadas tinham aderido ao sistema, lançado em dezembro de 96. Hoje, o número de adesões deve estar em torno de 900 mil empresas.
Apesar desse baixo nível de adesão, a pesquisa traz dados animadores para o governo: 19% dos entrevistados dizem que vão aderir e outros 22% ainda estão indecisos.
Se os 19% concretizarem sua intenção, o nível de adesão subirá a 58%. No caso de os 22% indecisos também aderirem, o total de adeptos do sistema subiria para 80%.
Apenas 3% dos entrevistados disseram que não vão aderir, enquanto 17% não podem aderir devido às restrições impostas pela lei.
Entre as empresas ouvidas, 67% são micro e 33%, pequenas. Por setor, 44% delas são comerciais, 29% são prestadoras de serviços e 27% são do ramo industrial.
A maior parte dos entrevistados (63%) respondeu que o sistema é benéfico porque reduz a burocracia no pagamento de impostos. Em perguntas que admitiam mais de uma resposta, outros 50% disseram que a adesão trará redução da carga tributária.

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