São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens usam chapéu por frio ou elegância

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Usar chapéu é sinal de elegância, de exibição, ou somente uma forma de proteger a cabeça do frio?
A resposta, obviamente, depende do usuário. "O chapéu é uma das peças mais legais do vestuário. Um bom modelo chega a 'levantar' uma roupa feia, tornando-a elegante", diz Paulo Ramalho, sócio de uma produtora de desfiles, que tem 7 chapéus e 15 bonés.
Para o comandante Rolim Amaro, dono da TAM, o chapéu torna o usuário mais elegante. Mais tem um detalhe: só deve ser usado com roupa esporte, nunca traje social.
O estilista Ricardo Almeida, por sua vez, diz que o chapéu é uma peça "fashion" e que as pessoas têm de saber o momento certo de usá-lo. "Assim como a gravata borboleta, são poucos os homens que sabem usar bem um chapéu."
Uma coisa é certa, no entanto. Com a chegada do frio, as (poucas) chapelarias paulistanas registram aumento de vendas da ordem de 30% em relação ao verão.
"O chapéu é uma proteção ao frio, seja a pessoa careca ou não", diz Abram Kirszenwurcel, sócio da Chapelaria El Sombrero.
"Além do frio, os homens sabem que é muito mais elegante combinar um casaco com um chapéu clássico", diz Paulo Zucchia, sócio da Chapelaria Paulista, fundada há 83 anos.

Clássicos
Os modelos clássicos são os mais procurados no inverno, principalmente o Indiana Jones e o Humphrey Bogart, nome dado em referência ao modelo usado pelo ator no filme Casablanca.
O tipo "gelot", que imita Charlie Chaplin, apesar de charmoso, não está na moda. Segundo os lojistas, costuma ser procurado para encenações ou festas.
A estação também pede tecidos mais quentes -feltro de lã de carneiro ou de lebre, esta considerada mais sofisticada.
O ex-ministro Paulo Brossard, famoso adepto do chapéu, conta que usa, no frio, os modelos de feltro, enquanto o panamá fica guardado em cabides ou caixas. Ele se recusa a revelar quantos chapéus tem. "É inconfessável."
O produtor Ramalho diz que durante o frio intercala o uso de chapéus com o de bonés ingleses.

Texto Anterior: Falta de informação é obstáculo ao Simples
Próximo Texto: Como não errar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.