São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997 |
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Precursor foi mestre de Marceau
ANA FRANCISCA PONZIO
Desta época até os anos 40, Decroux desenvolveu a mímica corporal, termo que passou a utilizar para distinguir seu trabalho da pantomima da era romântica. Na mímica corporal de Decroux o rosto é inexpressivo ou recoberto pela máscara. Ao contrário, a pantomima romântica fazia da face e das mãos os focos de atenção. O primeiro aluno de Decroux foi Jean-Louis Barrault, outra personalidade francesa. Em 1945, com o professor no papel de seu pai, Barrault estrelou o filme "Les Enfants du Paradis", de Marcel Carné. Com Marceau, a mímica ganhou popularidade. Em seu auge, o criador de Bip chegou a realizar mais de 300 espetáculos por ano, tornando-se um dos mais célebres solistas da época contemporânea. Profunda amizade Na Europa Oriental a mímica floresceu na ex-Tchecoslováquia, por meio de Ladislav Fialka, e na Polônia, com Henryk Tomaszewski. Ambos haviam estudado balé clássico e dança moderna e, em vez das apresentações solo, preferiam realizar espetáculos em grupo. Em 1961, o encontro de Marceau com Tomaszewski gerou uma profunda amizade. Ano seguinte, os dois artistas fundaram o primeiro festival de mímica da Europa. (AFP) Texto Anterior: Marcel Marceau leva Bip ao Municipal Próximo Texto: Fundação aproveita para falar de pintor Índice |
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