São Paulo, domingo, 15 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reprise esnoba boas novelas antigas

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo com um acervo de quase 500 novelas à disposição, a Rede Globo dá prioridade às produções mais recentes na sessão de reprises "Vale a Pena Ver de Novo", apresentada de segunda a sexta, às 14h15.
Antes de "A Viagem", produção de 1994 que está atualmente em exibição no horário, a emissora só desengavetou duas novelas da década de 80 entre os dez últimos títulos reapresentados (leia quadro abaixo).
Exceto por "Direito de Amar" (1987) e "Sinhá-Moça" (1986), as demais tramas escolhidas para a faixa foram realizadas nos anos 90. "Tieta" estreou em agosto de 1989, mas foi finalizada em março de 90.
Segundo Paulo Carneiro, diretor do Departamento de Divulgação da Rede Globo, o primeiro critério na seleção de títulos para o "Vale a Pena Ver de Novo" é o sucesso da novela em sua primeira apresentação.
"O segundo fator a ser considerado é se a trama se adapta ao público-alvo do horário e o terceiro é o cruzamento de elencos com as obras em exibição. A faixa pode destacar um ator que está no ar à noite", conta.
A emissora considera um "sucesso" quando a novela reprisada alcança uma participação superior a 60% sobre o total de televisores ligados. Desde 1980, quando "Dona Xepa" (1977) abriu o slogan "Vale a Pena Ver de Novo", "Tieta" e "Top Model" (1989/90) foram as tramas que atingiram a maior audiência na faixa, com 64% de participação na Grande São Paulo.
"Gostaria que fossem reprisadas novelas antigas como 'Escalada', 'Nina', 'O Espigão', 'Pecado Capital', 'O Astro', 'Olhai os Lírios do Campo', 'Dancin'Days' e 'O Bem-Amado'. Algumas delas foram reapresentadas em compactos à noite, mas nunca passaram à tarde. Existe uma geração que nunca viu essas tramas", diz Mauro Alencar, 34, consultor de novelas da Globo.
Renata Palotini, 66, do núcleo de telenovela da USP, diz que a faixa deveria ter uma função didática. "Com produções antigas no ar, o público poderia apreciar a evolução do gênero, analisando a condução da trama e a qualidade de produção."
Uma das telespectadores do "Vale a Pena Ver de Novo", Sandra Silva, de Baependi (MG), afirma que gostaria de rever três produções dos anos 70: "Cabocla", "Minha Doce Namorada" e "Te Contei?". "Também queria ver 'Vida Nova' (1988/89) mais uma vez para matar as saudades de Lauro Corona."

Texto Anterior: Tecnologia aprimora trabalho de 'abelhas'
Próximo Texto: As últimas novelas reprisadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.