São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tuma quer FHC fora da campanha em SP

DANIEL BRAMATTI
RAQUEL ULHÔA

RAQUEL ULHÔA; DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Romeu Tuma, possível candidato do PFL a governador de São Paulo, afirmou ontem que o presidente Fernando Henrique Cardoso não deve fazer campanha para o governador Mário Covas (PSDB) ou para qualquer outro candidato dos partidos da base de apoio ao governo.
"O presidente não deve subir no palanque de nenhum dos três candidatos (ele próprio, Covas e o ex-prefeito Paulo Maluf, do PPB). Ele tem de amenizar qualquer conflito entre os partidos aliados", disse o senador.
Para Tuma, quando FHC fizer campanha em São Paulo, o palanque será dele, como candidato à reeleição, e não dos candidatos a governador. "Nesse caso, todos poderão subir", afirmou.
A Executiva do PFL se reuniu ontem, em Brasília, e reafirmou a intenção de lançar candidato próprio em São Paulo. O nome de Tuma foi aclamado pelos presentes.
O presidente do partido, deputado José Jorge (PE), não descartou, porém, a possibilidade de formalizar alguma aliança.
"Estamos sendo supercortejados pelos dois lados", disse, referindo-se ao PPB de Maluf e ao PSDB de Covas.
Tuma disse que Maluf ofereceu ao PFL as vagas de vice-governador e de senador numa eventual chapa encabeçada por ele. Apesar disso, o ex-prefeito não teria descartado a hipótese de ser candidato a presidente da República.
"O Maluf tem sido supersimpático para conquistar o PFL", disse Tuma. Na sua opinião, o partido deve ter candidato próprio ao governo paulista em 98.
"Se o PFL tem um projeto até 2002, quando pretende lançar candidato próprio à Presidência da República, não pode abrir mão de disputar o governo nos três maiores Estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais)", afirmou.
A estratégia da eventual campanha de Tuma será discutida em uma reunião, no Rio de Janeiro, entre o candidato, o presidente do partido e o ex-prefeito carioca César Maia, coordenador do Projeto PFL 2000. A data do encontro ainda não foi marcada.

Texto Anterior: Para PFL, PSDB não reconhece seu apoio
Próximo Texto: Evento do PSDB usou estrutura do governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.