São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sertanejos gravam música para Rainha

OTÁVIO DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de 20 cantores sertanejos gravaram ontem em São Paulo uma música em apoio a José Rainha Jr., líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), condenado por duplo homicídio em julgamento realizado na semana passada.
O próprio Rainha e sua mulher, Diolinda, participaram da gravação, que reuniu artistas como as irmãs Galvão, Wilson e Soraya, Bethy Guzzo e os autores Nil Bernardes e Juarez Soares.
"Gostaria de agradecer e pedir aos artistas que continuem cantando a alegria do povo. O Brasil é alegre. O que falta é dignidade, ética e moral, principalmente dos governantes, para que esse país seja feliz de verdade", disse Rainha.
A canção, chamada "Zé Rainha", chegará às rádios na próxima terça e integrará o CD de Roberto Losan, locutor da rádio Globo. Os direitos autorais serão doados ao MST.
A idéia da música veio em encontro à estratégia do MST de iniciar uma campanha popular para tentar reverter a condenação ao líder dos sem-terra. Para o movimento, o julgamento foi político.
Rainha foi considerado culpado por dois homicídios ocorridos durante invasão de fazenda pelo MST em 1989. A defesa afirma que, no dia do crime, ele estava no Ceará. Haverá novo julgamento em 16 de setembro.
Os artistas também assinaram um abaixo-assinado, iniciado pela cantora de samba Beth Carvalho.
Segundo Rainha, o MST vai colocar sua liderança em evidência: "Porque a população precisa saber que não sou assassino". Ele afirmou, entretanto, que não quer ser tratado como "herói".
"Heróis são os trabalhadores", afirmou. "Mas, se eu for promovido a líder nacional, vou usar minha personalidade para ajudar o povo a lutar pelos seus direitos e colocar fim ao latifúndio improdutivo no Brasil".
"Queremos que a reforma agrária se expresse na música, como aconteceu na TV, com a novela 'O Rei do Gado"', disse Diolinda.
"Essa canção vai virar um hino e será cantada em todo o Brasil", afirmou Juarez Soares, autor da letra.

Texto Anterior: Incra pagou a menos por terra desapropriada
Próximo Texto: Empresa terá de explicar doação a Pitta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.