São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festas de São João e São Pedro ameaçam próximas votações

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As festas de São João e São Pedro ameaçam reter os deputados e senadores nordestinos em seus Estados, na próxima semana, impedindo a votação de matérias como a reforma da Previdência, no Senado, e o fim da estabilidade do servidor público, na Câmara.
O Dia de São João (24 de junho) cairá na terça-feira, e o de São Pedro (29), no próximo domingo. Nessas datas, os sertanejos comemoram a colheita, principalmente do milho e feijão, com muita comida (feita com os dois produtos), forró, quadrilha, fogueira, bandierolas e fogos de artifício.
Os líderes sabem que evitar a debandada dos nordestinos é impossível. " É como querer que o deputado do Rio de Janeiro não vá ao Carnaval e o de Salvador não vá ao desfile de blocos", disse o deputado Marcelo Déda (PT-SE).
"Numa região que sofre com a seca e tem tanto problema de alimento, todo mundo comemora com grande alegria a colheita. É a melhor época do Nordeste. Os municípios cobram a presença da gente", afirmou o senador Ney Suassuna (PMDB-PB).
Os líderes estão fazendo um apelo para que os deputados retornem a Brasília na terça-feira, para a votação da reforma administrativa.
"Vou trabalhar junto com o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), e demais líderes para que se dê continuidade à votação", disse o líder do governo, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA). Ele próprio disse não ter decidido se vai participar das festas do interior da Bahia.
O líder do PFL, Inocêncio de Oliveira (PE), que não vai perder as festas do seu Estado, fará "uma convocação" aos deputados de sua bancada, para que estejam de volta na terça-feira. "As festas não justificam a ausência", disse.

Texto Anterior: FHC defende alianças "até o infinito"
Próximo Texto: FHC defende alianças "até o infinito"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.