São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarampo antecipou campanha

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O surto de sarampo que atinge o Estado de São Paulo foi o principal motivo que levou a Secretaria de Estado da Saúde a antecipar a vacinação no Estado para junho. A Campanha Nacional de Multivacinação vai ocorrer em agosto.
Desde o início do ano até 12 de junho, foram registrados 519 casos, 136 deles só neste mês. Em maio, foram 160 casos.
Desde 1995, quando ocorreram oito casos da doença, o sarampo vinha sendo considerado sob controle. No final de 1996 -quando começou o aumento de casos-, 22 pessoas foram contaminadas.
Um surto ocorre quando o número de casos de uma determinada doença aumenta inesperadamente e sem causa aparente.
Uma provável causa para o surto de sarampo, segundo o coordenador executivo da campanha de vacinação e diretor do Centro de Vigilância Epidemiológica, Julio Cesar de Magalhães Alves, pode ser o índice de falha da vacina, de 5% a 8%. Os sintomas do sarampo são febre alta, catarro, tosse, olhos vermelhos e inflamações.
O coordenador da campanha afirma que a criança deve ser vacinada contra o sarampo aos nove meses. Uma segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses.
Apesar disso, uma grande quantidade de adultos vem sendo atingida pela doença. Isso pode estar ocorrendo, segundo Alves, porque as crianças que não foram vacinadas no ano passado estariam transmitindo a doença aos adultos.
(MGs)

Texto Anterior: SP realiza amanhã 1ª etapa de vacinação
Próximo Texto: Ruiva aplica golpe em idosas no Hospital das Clínicas de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.