São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido Conservador escolhe novo líder

William Hague vence eleições

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

William Hague, 36, ex-secretário de Estado para Gales, tornou-se ontem o mais jovem líder do Partido Conservador britânico dos últimos 200 anos.
O ex-secretário, da ala centro-direita do partido, obteve 92 votos contra 70 para o ex-ministro das Finanças Kenneth Clarke. No Reino Unido, o líder de partido é escolhido pelos parlamentares.
Foram necessários três turnos para que os conservadores escolhessem seu novo líder, fato que reflete as profundas divisões internas da agremiação.
Nenhum dos parlamentares conservadores eleitos no último pleito conseguiu se impor como um líder natural do partido. Nas eleições de 1º de maio, os principais candidatos à sucessão do ex-premiê John Major, o atual líder, foram barrados nas urnas pela esmagadora vitória do Partido Trabalhista de Tony Blair.
Clarke, representante da ala à esquerda dos conservadores e um defensor do euro -a moeda única européia-, era considerado o favorito para o lugar do ex-premiê.
Ele havia obtido as maiores votações nos dois turnos anteriores, anunciou anteontem uma inesperada aliança com o terceiro candidato, John Redwood, excluído do último turno.
A aliança foi qualificada pela imprensa britânica de "bizarra". "Estranhos companheiros de cama", disse manchete do "The Independent".
Redwood destacou-se por sua oposiçãoà adoção do euro pelo Reino Unido-postura oposta à defendida por Clarke.
A aliança, porém, não funcionou e foi encarada negativamente pela ala á direita do partido.
"Eu irei unir o partido. Eu o levarei de volta ao caminho da unidade e ao poder -e todo o Partido Conservador vai trabalhar para atingir essa meta", disse Hague.
A tarefa não será fácil. O candidato derrotado Clarke já afirmou que não aceitará participar do gabinete "sombra" -o partido excluído do poder no Reino Unido forma um governo paralelo para apresentar críticas e sugestões.

Texto Anterior: Verdes conseguem 2 vitórias
Próximo Texto: Ricos querem ação anticorrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.