São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paciente é exposto à ansiedade

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

As técnicas de terapia cognitivo-comportamental mais usadas para tratar pacientes com TOC são as de exposição e as de prevenção de resposta.
A técnica de exposição coloca o paciente frente a frente com as situações que geram ansiedade. Por exemplo, pessoas que têm medo de se contaminar com germes devem colocar as mãos sobre locais que elas acreditam ser "potencialmente sujos", como corrimão de escada, telefone público etc.
Após a exposição, os especialistas pedem que as pessoas previnam os "rituais" de limpeza que viriam a seguir. Ou seja, aqueles que perderiam horas lavando suas mãos com medo de contaminação são impedidos de se limpar.
A exposição é feita de forma gradual, seguindo uma escala de dificuldade progressiva, elaborada pelo paciente. A equipe respeita o ritmo estabelecido pela pessoa.
As exposições e prevenções sucessivas fazem com que a pessoa se "habitue" às situações que antes geravam ansiedade e desencadeavam idéias obsessivas e um comportamento compulsivo.
A técnica também envolve informar o paciente sobre a natureza do seu distúrbio e corrigir algumas "deformações" que ele construiu como, por exemplo, o fato de que encostar a mão em um corrimão pode causar uma infecção.
As técnicas cognitivo-comportamentais também podem ser usadas em outros tipos de distúrbios, como síndrome do pânico, fobias e problemas sexuais.
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Próximo Texto: Analista fazia ritual de limpeza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.