São Paulo, domingo, 22 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC abre vaga para tratamento gratuito

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Ambulatório de Ansiedade (Amban) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP está com vagas abertas para pacientes portadores de transtorno obsessivo-compulsivo que desejam tentar uma nova forma de tratamento usando apenas técnicas de terapia comportamental.
O trabalho será coordenado pelo psiquiatra Luiz Armando Araújo e pela psicóloga Ligia M. Ito. O tratamento será gratuito e terá duração de dez semanas.
O exame de Spect -que mostra como está o funcionamento cerebral- será realizado antes e depois do tratamento, nas dependências do próprio hospital. O exame não traz riscos e é indolor. Os pacientes continuarão a fazer acompanhamento com os especialistas por um período de um ano.
O grupo realizou um trabalho semelhante, de 95 a 97, com 80 pacientes portadores de síndrome do pânico. O tratamento apenas com terapia comportamental, sem nenhum tipo de medicamento, obteve sucesso em 80% deles.
Os interessados, que devem ter mais de 10 anos, podem contatar os coordenadores do trabalho pelo bip 5085-8000, código 1006059.(JB)

Texto Anterior: Analista fazia ritual de limpeza
Próximo Texto: Dieta à base de frutas pode reduzir colesterol; Revistas médicas vão organizar encontro; Psiquiatria debate a fronteira da obsessão; Enzima indicaria risco após ataque cardíaco; Sangue artificial ainda é considerado inviável; RJ sedia congresso de hipertensão em julho; Cai incidência de sífilis nos Estados Unidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.